Palestra – Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira

Título:MUDAR O ESTATUTO DA USP: COMO, QUEM, QUANDO E POR QUÊ?

Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira

IFSC-USP

Data: 22 de agosto

Resumo da palestra:.Já há algum tempo, o Conselho Universitário discute propostas de mudanças substanciais no Estatuto da Universidade. Para o próximo semestre está prevista uma reunião deliberativa para tratar dos dispositivos estatutários que formalizam a estrutura de poder. Alinham-se nessa perspectiva numerosas questões sobre a governança da USP, isto é, sobre os mecanismos de que ela dispõe para tomar decisões. A apresentação compreenderá um plano mais amplo e outro mais específico. No plano mais restrito, ela focalizará o sistema de escolha do Reitor e do Vice-Reitor. No plano mais amplo, ela discorrerá sobre as deficiências em nosso sistema decisório e sobre uma proposta para aprimorá-lo que poderá ser testada quando o Conselho Universitário discutir aquele sistema de escolha.
Currículo resumido:.Tem doutorado pela Universidade de Cornell, estágio pós-doutoral na Universidade da California em Santa Barbara e histórico diversificado de atuação em pesquisa, que compreende a Teoria do Funcional da Densidade e aspectos teóricos do transporte de carga em dielétrico e em dispositivos eletrônicos nanoestruturados e do comportamento de ligas magnéticas diluídas. Foi coordenador de área e coordenador adjunto da FAPESP, Vice-Diretor do IFSC, e Pró-Reitor de Pesquisa da USP. Atualmente é editor do Brazilian Journal of Physics.
Prof. Luiz Nunes de Oliveira