Palestra – Prof. Dr. Hamilton Varela

Título: “Auto-organização dinâmica na eletro-oxidação de moléculas orgânicas pequenas.”

Prof. Dr. Hamilton Varela

IQSC-USP

Data: 29 de agosto.

Exemplos de auto-organização dinâmica em domínios temporal e espaço-temporal são abundantes em sistemas físico-químicos. Além do exemplo mais paradigmático, a reação de Belousov-Zhabotinsky, sistemas envolvendo as interfaces sólido-gás e sólido-líquido também apresentam dinâmicas interessantes em amplas faixa de parâmetros. Considerando particularmente a interface sólido-líquido eletrificada, o controle das propriedades da zona de reação é relativamente simples e a maioria das reações eletroquímicas apresentam oscilações de corrente e/ou potencial sob algumas condições experimentais. São apresentados neste seminário alguns exemplos experimentais e numéricos da dinâmica complexa associada à eletro-oxidação oscilatória de moléculas orgânicas pequenas. Ênfase será dada ao efeito de alguns parâmetros na dinâmica oscilatória e a relação com o mecanismo de reação.

Currículo resumido:

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestrado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado no Fritz Haber Institut der Max Planck Gesellschaft e defendeu a tese em Química na Freie Universität Berlin – Alemanha (2003). Realizou estágio de Pós-Doutoramento no Departamento de Física Experimental (E19) da Technische Universität München – Alemanha. Foi Jovem Pesquisador apoiado pela FAPESP entre 2005 e início de 2007 e atualmente é Professor Doutor no Instituto de Química de São Carlos – USP e Coordenador do Grupo de Trabalho em Sistemas Complexos no Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos. Tem experiência na área de Físico-química, com ênfase em Sistemas Complexos, Dinâmica Não-Linear e Eletroquímica. Publicou mais de cinquenta artigos em revistas científicas com árbitro, dois capítulos de livro e mais de cento e cinquenta contribuições em eventos científicos. Apresentou mais de quarenta contribuições orais na forma de seminários, palestras convidadas e comunicações em congressos nacionais e internacionais. É membro fundador e, desde novembro de 2010, Managing Scientist do “Ertl Center for Electrochemistry and Catalysis” na cidade de Gwangju, Coréia do Sul. Foi eleito em 2009 Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o período 2010-2014.

Prof. Hamilton Varela