Palestra – Prof. Dr. João Cura D´Ars de Figueiredo Junior

Título: “Princípios da Química Aplicada à Restauração de Bens Culturais: Artísticos e Arqueológicos.”

Prof. Dr. João Cura D´Ars de Figueiredo Junior

Química Inorgânica / Química de Bens Culturais – Universidade Federal de Minas Gerais

Data: 20 de setembro.

Resumo da palestra:.

Os bens culturais artísticos e arqueológicos fazem parte do patrimônio cultural, identidade e memória dos povos, o que torna muito importante a sua preservação. Ao restaurar ou conservar um bem cultural, deve-se levar em conta o aspecto estético, histórico e material do mesmo. A contribuição do químico, nessa área, vem da sua capacidade de lidar com o aspecto material, empregando técnicas analíticas; reconhecendo e interferindo em reações de deterioração; desenvolvendo materiais empregados na restauração e até propondo metodologias de restauro. Nessa palestra veremos os princípios das qualidades e posturas exigidas de um químico para atuar nessa área; algumas reações de deterioração de bens culturais em suportes como pintura, papel e metais e alguns procedimentos de restauração como a consolidação
eletroquímica; o emprego de metodologias de micro análise e ensaios não destrutivos como espectroscopia Raman e fluorescência de raios-X e a pesquisa em materiais atuais empregados na restauração, com ênfase aos micro e nanomateriais, entre esses as nanopartículas de Ca(OH)2 empregadas no restauro de obras e documentos em papel.

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: bronze, ditiocarbamatos, corrosão do bronze, ensaios eletroquímicos para avaliação de corrosão. É atualmente professor efetivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Química de Bens Culturais.

João Cura D'Ars

Agência_CiênciaWeb