Uso da impressão 3D por método de deposição por fusão de filamentos poliméricos: avanços, desafios e mercado

Data: 24 de novembro de 2023

Palestrante: Prof. Dr. Bruno Campos Janegitz (UFSCar)

Local: Anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” – Instituto de Química de São Carlos, Edifício Q1 – Térreo

“A impressão 3D tem sido utilizada de maneira muito interessante após sua popularização. A partir dela, é possível obter os mais diversos dispositivos analíticos, incluindo sensores e biossensores eletroquímicos. O uso de sensores para a detecção e monitoramento de espécies tem crescido nos últimos anos. Neste contexto, eletrodos descartáveis tem ganhado elevada importância, pois eles são portáteis e podem ser levados aos mais diversos ambientes, incluindo hospitais e lugares remotos. Nesta apresentação serão discutidos os métodos de preparação, caracterizações e aplicações de sensores impressos em 3D de baixo custo para aplicações ambientais e clínicas. Serão também abordados temas produção e utilização de filamentos para impressão 3D para a obtenção de dispositivos eletroquímicos. Por fim, discutiremos as possibilidades de transformação de trabalhos acadêmicos em possíveis produtos que irão beneficiar a sociedade, além de debater sobre escala níveis de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level – TRL,) escalonamento e validação de produtos em geral. Formas de incentivo à empreendedorismo e abertura de empresas serão igualmente ressaltados.”