A morfologia do óxido de estanho como semicondutor multifuncional: O que a química pode ensinar a partir de simulações, teoria e experimentos

Data: 16 de Novembro de 2023

Palestrante: Prof. Dr. Elson Longo da Silva (CDMF-DQ-UFSCar)

Local: Anfiteatro “B” – Instituto de Química de São Carlos, Edifício Q1 – 2º. andar

Resumo:

“Nossa interação com os materiais ocorre através de suas superfícies cujas propriedades são fortemente dependentes da morfologia, estrutura e arranjo atômico. Infelizmente, obter uma correlação detalhada entre a morfologia da superfície e as suas propriedades não é simples. SnO2 é uma cerâmica semicondutora multifuncional que é explorada em diversos dispositivos tecnológicos, desde sensores até armazenamento de energia, obtenção de hidrogênio a partir da água e energia solar até fotocatálise de combustível. Este trabalho focou nas propriedades estruturais, energéticas e eletrônicas de superfícies de baixo e alto índice de semicondutores SnO2 e avaliou o processo dependente da morfologia por meio de cálculos de primeiros princípios, no nível da teoria do funcional de densidade. É importante ressaltar que nossa abordagem explicitamente dinâmica elucida os arranjos atômicos e a estabilidade das superfícies expostas para fornecer uma correspondência estreita entre imagens de microscopia eletrônica de varredura de emissão de campo experimental e simulação computacional. Estas descobertas podem potencialmente estabelecer uma base para o estabelecimento de técnicas de síntese para impulsionar a evolução da morfologia através do controle de temperatura/pressão, e/ou com base em interações superficiais da adsorção seletiva de solventes/surfactantes.”