Palestra – Prof. Dr. Norberto P. Lopes

Título:Advances in MALDI-MS/MS for metabolomic and imaging generation. New perspectives for metabolism functions and biological activities investigations.”

Prof. Dr. Norberto P. Lopes

NPPNS, Departmento de Física e Química, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Data: 29 de maio de 2013

We developed a new HT-MALDI-MS/MS herbarium voucher samples methodology and an uncommon MALDI-Imaging system based on MS data. To the best of our knowledge, this is the first evidence of a chemical barrier performed of a specific flavonoid for sunlight absorption in plants reported by the simultaneous quantification and structural elucidation of a specific flavonoid. It was clearly observed that vicenin-2 produced a layer on top of the leaf in epidermal tissues, and like this can act as a chemical UV light barrier.

Norberto Peporine Lopes concluiu o doutorado em Química (Química Orgânica) pela Universidade de São Paulo em 1997. Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo. No exterior desenvolveu pesquisas em 3 especializações de longa duração nas Universidades de Tübingem (Alemanha), Estado de Washington (Estados Unidos) e Bristol (Inglaterra). No ano de 2000 realizou estágio de pós-doutoramento em espectrometria de massas de produtos naturais na Universidade de Cambridge (Inglaterra). No ano de 2009 iniciou atividade como Professor Convidado em espectrometria de massa na Universidade de Muenster (Alemanha). Publicou 193 artigos em periódicos especializados e diversos trabalhos em anais de eventos. Participou do desenvolvimento de 3 produtos tecnológicos. Participou de 102 eventos realizados (Brasil e exterior). Orientou 12 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado, além de ter orientado trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Química e Farmácia. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Espectrometria de Massas.