Palestra – Prof. Dr. Gilson Volpato

Título: Transformações na Redação Científica no século XXI.”

Prof. Dr. Gilson Volpato

IB – Caunesp – UNESP

Data: 25 de setembro de 2013

Nesta palestra mostro alguns conceitos de redação e publicação científica que foram modificados neste século em função da grande transformação trazida pela Internet na comunicação científica. Essas mudanças conceituais não têm sido satisfatoriamente compreendidas e incorporadas na ciência brasileira, o que tem tornado difícil a tarefa de publicação científica em periódicos de bom nível internacional. São mudanças na concepção de revista científica e também na construção de um texto científico. O que não muda é a lógica da ciência. De minha percepção, a dificuldade encontrada hoje por nossos cientistas reside principalmente na falta de percepção dessas transformações, ainda insistindo em critérios e formatos já obsoletos, bem como na compreensão equivocada sobre o fazer ciência.

Graduado (1978) em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Botucatu. Mestre (1981) e Doutor (1986) em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP, IB, Rio Claro. Pós-doutorado (1992) pelo Institute of Animal Sciences, na Agricultural Research Organization, Bet-Dagan, Israel. Docente do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu, UNESP – desde 1981; atualmente é professor adjunto-III (livre-docente). Bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1B, pelo CNPq. Coordenador do grupo de pesquisas Centro de Estudos sobre Bem-estar Animal – junto ao CNPq. Presidiu a Comissão dos Editores Científicos da Unesp durante 4 anos, nas três áreas do saber. Foi avaliador de pós-graduação junto à Capes. Atua há 27 anos nas áreas de Metodologia, Redação e Publicação Científica, onde publicou 9 livros (18 edições) e ministra anualmente dezenas de cursos, workshops e palestras em todo o território nacional.