Palestra – Dr. Marcelo P. Bemquerer

Título: “Peptídeos e materiais híbridos como ferramentas de investigação em biotecnologia e nanotecnologia.”

Dr. Marcelo Porto Bemquerer

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Data: 12 de junho de 2013

Peptídeos são moléculas de importância ampla e variada em biologia, química e biotecnologia, sendo obtidos de maneira simples e eficiente  pela síntese em fase sólida. Nanoestruturas de peptídeos têm recebido atenção crescente na literatura, sejam elas formadas somente por peptídeos ou por peptídeos associados a materais. Partículas híbridas constituídas de alumina e de peptídeo antimicrobiano têm sido investigadas por nosso grupo. Outra classe de compostos que é interessante para a síntese de materiais nanoestruturados são as moléculas fotoativas. Essas moléculas em um estado eletrônico fotoexcitado podem ser fortemente oxidantes ou redutoras, causando dano fotoquímico a biomoléculas. Materiais híbridos constituídos de sílica e moléculas fotoativas foram preparados e têm sido utilizados como agentes contra micro-organismos. Portanto, materiais híbridos orgânico-inorgânicos serão o foco da discussão, a qual se seguirá de uma apresentação breve de trabalhos em colaboração envolvendo peptídeos sintéticos.

Possui graduação em Ciências Biológicas (1988). Possui doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1996). Foi Professor Adjunto do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG de 1998 a 2007. Desde 16 de abril de 2007 é pesquisador da EMBRAPA-Recursos Genéticos e Biotecnologia. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de peptídeos, sequenciamento de proteínas, purificação de biomoléculas e nanobiotecnologia.