Palestra – Profa. Dra. Teresa D. Z. Atvars

Título: Eletrônica Orgânica: o que a química tem a ver com isto?.Profa. Dra. Teresa Dib Zambon Atvars
Instituto de Química – UNICAMPData: 4 de julho.

Resumo da palestra:Polímeros conjugados são materiais orgânicos usados em vários tipos de dispositivos como meios ativos, entre eles os dispositivos eletroluminescentes e os dispositivos fotovoltaicos. Estas aplicações estão associadas às suas propriedades térmicas, fotoquímicas, facilidade de processamento, a possibilidade de se recobrir grandes áreas e a de poder fabricar dispositivos flexíveis, a possibilidade de se combinar materiais produzindo propriedades finais que são combinações de propriedades individuais, etc. Nesta apresentação vamos tratar de alguns aspectos da área que podem representar desafios interessantes para a área de química.Currículo resumido:Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1973), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1981). Recebeu o título de Professora Honoraria da Universidad Nacional Mayor de San Marcos em 2007. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas tendo ocupado a função de Pró-reitora de Pós-graduação da Unicamp entre 2005 e 2009. É revisora de vários periódicos relevantes na área de polímeros e fotoquímica (Macromolecules, Journal of Photochemistry and Photobiology. A: Chemistry, Journal of Physical Organic Chemistry, Journal of Luminescence, Journal of Thin Films, Journal of the Brazilian Chemical Society, Journal of Physical Chemistry B, Polymer, European Polymer Journal, Química Nova). Foi pioneira na implantação da area de estudos de polímeros fotoluminescentes no Brasil, o que tem permitido colaborar com vários grupos do Brasil e do exterior.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Espectroscopia, atuando principalmente nos seguintes temas: polimeros, fotoquimica, fotofisica, relaxações e corantes. Mais recentemente vem atuando nos estudos dos semicondutores orgânicos com ênfase nos tipos utilizados em dispositivos eletroluminescentes.

Publicou 122 artigos em revistas indexadas, 2 capítulos de livro, além de vários trabalhos em diversos meios de comunicação.

Profa. Dra. Teresa Atvars

Rádio DBC