Como os fungos podem ser manipulados geneticamente visando a produção do etanol celulósico

Prof. Dr. GUSTAVO HENRIQUE GOLDMAN
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP

05 de maio de 2010, 16h, sala 4 do edifício Q5 – 25ª PALESTRA

Resumo: “Serão abordadas diversas estratégias de melhoramento genético de cepas de S. cerevisiae através de engenharia metabólica. Diversos exemplos serão fornecidos mostrando as possibilidades de integração de diferentes áreas com o objetivo de melhorar geneticamente S. cerevisiae. Estas estratégias serão melhor exemplificadas a partir de um análise detalhada do esforço internacional para a construção de cepas recombinantes de S. cerevisiae que tem capacidade aumentada de fermentação de xilose. Finalmente, serão discutidas possibilidades de utilização de genes de fungos filamentosos para a segunda geração do bioetanol, ou seja o etanol celulósico.”