O papel da integrina alfa v beta 3 na progressão tumoral

Data: 21 de março de 2023

Palestrante: Profa. Dra. Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo

(Departamento de Ciências Fisiológicas – DCF/UFSCar)

Local: Anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” – Instituto de Química de São Carlos, Edifício Q1 – Térreo

Resumo: “A integrina integrina alfa v beta 3 é um receptor de superfície celular que auxilia as células na adesão à matriz extracelular, bem como durante a migração celular. Adesão e migração são eventos cruciais na progressão tumoral e no desenvolvimento de metástases, e inibidores sintéticos desta integrina estão sendo testados em ensaios clínicos, visto que a sua expressão se encontra aumentada em muitos tipos de tumores. No entanto, a integrina alfa v beta 3 também vem sendo descrita como um composto chave na resistência das células tumorais à quimioterapia. Nosso grupo se dedica já há vários anos ao estudo do mecanismo de ação da integrina integrina alfa v beta 3, na busca de contribuir para o desenvolvimento de terapias mais eficazes para o tratamento do câncer de mama.”