Mecanismos de resistência a tratamentos anti-neoplásicos, oportunidades para inovação e a missão do “Comprehensive Center for Precision Oncology” da Universidade de São Paulo.

Data: 02 de maio de 2023

Palestrante: Prof. Dr. Roger Chammas

(Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)

Local: Anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” – Instituto de Química de São Carlos, Edifício Q1 – Térreo

Recentemente, a Universidade de São Paulo lançou centros transdisciplinares para o estudo de questões que impactam nossa população. O Centro de Estudos e Tecnologias Convergentes para Oncologia de Precisão/Comprehensive Center for Precision Oncology (C2PO) visa integrar pesquisadores com interesse na área de Oncologia com o objetivo de acelerar a transferência de conhecimentos gerados pela Universidade para a aplicação, ao mesmo tempo em que pretende apresentar aos pesquisadores as questões como percebidas pela Saúde Pública, para nortear novos projetos de pesquisa que respondam aos desafios que enfrentamos na área. Nesse seminário abordaremos a questão de resistência adquirida a diferentes tratamentos antineoplásicos, suas bases moleculares e oportunidades para utilização de RNAs terapêuticos para mitigação do fenômeno de resistência.