Desordem intrínseca e condensação líquida de proteínas: a nova “fase” da biologia molecular

Data: 25 de outubro de 2023

Palestrante: Prof. Dr. Luis Felipe S. Mendes (IFSC/USP)

Local: Anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” – Instituto de Química de São Carlos, Edifício Q1 – Térreo

“A formação de condensados biomoleculares pelo fenômeno de separação de fase líquido-líquido (LLPS) é amplamente explorada por células vivas para organizar seus componentes intracelulares nas chamadas organelas sem membrana (como corpos de Lewy, formação da lente da córnea e o Nucleolo). Exemplos de novas funcionalidades celulares em que a LLPS desempenha um papel importante estão sendo descobertas a cada dia, motivo pelo qual esse campo de pesquisa é agora considerado uma “nova fase” da biologia molecular. Nesta palestra, revisarei nossas descobertas atuais sobre a alta prevalência de regiões intrinsecamente desordenadas nas proteínas da matriz de Golgi e como isso se correlaciona com sua propensão a formar condensados líquidos por LLPS em ambientes relevantes. Como exemplo, apresentarei o caso da Grh1, uma proteína da matriz do Golgi importante para a manutenção desta organela e com participação fundamental nas vias de secreção não convencionais de proteínas (UPS). UPS são vias de transporte de proteínas que não requerem a maioria, se não todos, os componentes da maquinaria clássica do retículo endoplasmático/Golgi e são amplamente desencadeadas por condições de estresse celular. Mostramos que a condensação da Grh1 é intensificada nas condições em que essa proteína é essencial para a biogênese de um intermediário vesicular de UPS ainda não compreendido chamado “compartimento de secreção não convencional de proteínas” (CUPS). Também mostramos que o recrutamento de proteínas pela Grh1 ocorre apenas em condições de LLPS, sugerindo que CUPS sejam organelas sem membrana enriquecidas em Grh1. Essas descobertas destacam a importância da LLPS em muitos processos celulares e fornecem uma explicação molecular para a reversibilidade, envelhecimento e recrutamento incomum de cargas de transporte observadas nessas condições de estresse celular.”