Aplicações da RMN “fora da caixa” – um estímulo à Inovação

Data: 14 de junho de 2023

Palestrante: Prof. Dr. Tito José Bonagamba (Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP)

Local: Anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” – Instituto de Química de São Carlos, Edifício Q1 – Térreo

A Ressonância Magnética Nuclear (RMN), amplamente utilizada em Centrais Analíticas e Hospitais, tem papel fundamental em outras áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Nesta palestra, serão apresentadas aplicações não tradicionais da RMN desenvolvidas no LEAR(1), destacando seu emprego no estudo de materiais magnéticos e nas áreas de computação quântica e ciência do petróleo. Não é uma tarefa fácil, pois os equipamentos comerciais não estão plenamente preparados para aplicações “fora da caixa”, exigindo o desenvolvimento de instrumentação Ad Hoc, tarefa que nos estimula a inovar na área. Para realizar essa tarefa, contamos com uma equipe de Físicos, Engenheiros e Técnicos, bem como com ótimas oficinas Mecânica e Eletrônica no IFSC/USP.

(1) LEAR: Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por RMN (https://ifsc-lear.weebly.com/)