O Cérebro Humano Como Centro do Nosso Universo

Data:  11 de novembro de 2020

Palestrante: Miguel Angelo Laporta Nicolelis  (Duke University, EUA)

Local: Palestra online no canal do IQSC no youtube

Resumo: Como seria um mundo em que pessoas conduzissem aparelhos eletrônicos por meio do pensamento? Onde quadriplégicos pudessem andar e os sintomas motores da doença de Parkinson pudessem ser controlados?

Em suas pesquisas, Miguel Nicolelis mostra que o que parecia ficção científica até recentemente está prestes a se tornar realidade. Ele fala de um cérebro que não é passivo decodificador de informações, mas sim um escultor da realidade e da sensação de sermos nós mesmos.

Como o cérebro cria a noção que cada um tem de si próprio? Qual o papel da máquina nesse novo cenário? O que é interface cérebro máquina? Quais os possíveis impactos dessa nova realidade sobre a humanidade?

Nesta conversa, o neurocientista abordará essas questões, além de falar sobre suas descobertas e de sua equipe, das fascinantes perspectivas para pessoas com distúrbios neurológicos e de um futuro tecnológico em que as visões catastrofistas dão lugar ao otimismo e à esperança.