“Tentando acompanhar a Corrida (Nanoscience+Megaintruments) no Brasil: são profundas/sólidas nossas perguntas e ideias, e o nosso talão de cheques?”

Palestra

Prof. Dr. Daniel Mario Ugarte

Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Data: 18/09/2019

Horário 16 h

Nanociência descreve o estudo e manipulação de matéria, partículas e estruturas em escala submicrometrica. Nanotecnologia é a aplicação desse conhecimento e engenharia para gerar novos nanomateriais e componentes com novas propriedades aprimoradas, que levarão a sensores “inteligentes” e interfaces entre sistemas eletrônicos e biológicos, etc. O prefixo “Nano” é hoje diretamente associado à fronteira de conhecimento ou tecnologia seja seguido de palavras como shampoo, medicamento ou eletrônica quântica. As nanoatividades são abrangentes, desenvolvidas em equipes multidisciplinares, redes multi-institucionais, que muitas vezes requerem instrumentos específicos e custosos operados em enormes laboratórios abertos. A tecnologia moderna permite a divulgação do gigantesco volume de informação gerado a um ritmo alucinante. Será que nosso sistema nos permite ter a dinâmica, abertura de espirito, e prove meios materiais para participar dessa empreitada. Nesta apresentação analisaremos dificuldades e oportunidades para poder participar da corrida, com dados baseados na nossa experiência limitada, com exemplos pessoais no estudo de nanopartículas, nanofios, na instrumentação e microscopia eletrônica. Evento aberto e gratuito. Integra o ciclo “Química às 16”.

Local: Anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC

Evento aberto e gratuito.