Titulo: “ASPECTOS INUSITADOS DA LEI DE LAMBERT – BEER EM ANÁLISES QUÍMICAS EM FLUXO”
Prof. Dr. Elias Ayres Guidetti Zagatto
Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) – USP/Piracicaba
Data: 31 de agosto de 2016
Horário: 16h
Resumo da Palestra:
“Em sistemas de análises químicas em fluxo, a amostra é processada antes de atingir a unidade de detecção. Considerando-se a detecção espectrofotométrica, tem se verificado que a linearidade da função absorbância vs concentração do analito, inerente à Lei de Lambert-Beer, pode ser afetada por este processamento. Este aspecto será discutido à luz de três pontos de vista:
i) transitoriedade de medida, temporização do autoanalisador e particularidades cinéticas das reações químicas envolvidas;
ii) gradientes de índices de refração da zona da amostra (dependentes de g. temperatura, força iônica, concentração) que podem levar ao estabelecimento de lentes líquidas que alteram a calibração do instrumento, causando eventualmente ao registro de absorbâncias “negativas” ou ao aparecimento de duas linhas base;
iii) condições de mistura (“mixing conditions”). Se deficientes, podem resultar no estabelecimento de interfaces especulares que influem na intensidade do feixe de radiação emergente, e no incremento em luz difusa.
Estes pontos de vista serão discutidos em relação aos aspectos históricos envolvidos, à ocorrência do efeito Schlieren, às propostas recentes para melhoria em linearidade da curva analítica, e às aplicações envolvendo amostras de relevância agronômica, ambiental e industrial.”
© 2016-2025 | IQSC/USP | Produzido por STI