Palestra – Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior

Título:“SOBRE A CONVERGÊNCIA DE TECNOLOGIAS: COMO EXPLORAR NANOTECNOLOGIA E BIG DATA PARA DIAGNÓSTICO APOIADO POR COMPUTADOR”

Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior

Departamento de Física e Ciência dos Materiais do Instituto de Física de São Carlos – IFSC/USP

Data: 28 de abril de 2016

“Avanços recentes em inteligência artificial, principalmente aproveitando infraestrutura e metodologias de Big Data, vêm tornando possível desenvolver sistemas de diagnóstico clínico assistido por computador. Nesta palestra, apresentarei os ingredientes básicos desse tipo de sistema, que incluem monitoramento e coleta contínuos de dados médicos de pacientes, além de mecanismos de mineração dos dados e algoritmos para classificação. Esse monitoramento envolve uma variedade de sensores e biossensores, cujo desenvolvimento requer fabricação de nanomateriais, design de novas arquiteturas moleculares e métodos de detecção avançados. Trata-se, portanto, de trabalho eminentemente de nanociência e nanotecnologia. O processamento de dados e o sistema computacional para propiciar o diagnóstico, por outro lado, dependem de métodos pertencentes a um paradigma de ciência e tecnologia oposto ao que é empregado em nanociência. Sistemas de diagnóstico apoiados por computador só serão bem-sucedidos se equipes multidisciplinares de pesquisa atuarem de maneira integrada para tal convergência de tecnologias.”