PALESTRA – Prof. Dr. Douglas Soares Galvão

foto prof galvao

Título: “SIMULANDO A NATUREZA: DE NANOMATERIAIS A FORMIGAS”

Prof. Dr. Douglas Soares Galvão

Departamento de Física Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Data: 24 de junho de 2015

Sobre o palestrante

Douglas Soares Galvão é professor titular do Departamento de Física Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde obteve o seu doutorado em 1989. Realizou estudos de pós-doutorado na Princeton University e na Bell Communications Research (BELLCORE). Seus temas de pesquisa incluem nanomaterials e o uso de inteligência artificial para o design de novos materiais. Recebeu várias distinções ao longo da carreira, incluindo o Prêmio de Jovem Pesquisador FAPESP e o Prêmio Zeferino Vaz de excelência acadêmica, além de várias orientações de teses premiadas. É autor de mais de 200 artigos (~ 5000 citações, fator H=38) e atualmente editor associado da Computational Materials Science.

Resumo da palestra

“Neste seminário serão discutidas novas abordagens para modelar esses materiais, desde o ponto de vista atomístico até macro-escala, incluindo o uso de métodos de inteligência artificial inspirados na natureza, como as formigas. De particular interesse são as novas técnicas de dinâmica molecular com potenciais reativos que permitem simular reações químicas, sem ter que considerar os elétrons de forma explícita.”