Palestra – Profa. Dra. Ana Maria Alfonso-Goldfarb & Márcia H. M. Ferraz

Título: “Entre o antigo e o moderno: um casamento perfeito entre a velha alquimia e a moderna medicina nas origens da Royal Society de Londres.”

Profa. Dra. Ana Maria Alfonso-Goldfarb e Márcia H. M. Ferraz

Programa de Pós-graduação em História da Ciência e CESIMA (Centro Simão Mathias), PUC-SP

Data: 6 de março.

É muito difundida a noção de que a ciência moderna nasceu a partir de uma série de rupturas radicais com o conhecimento antigo, durante o século XVII, a que se chama de “Revolução Científica”. Da mesma maneira, se considera as sociedades e academias, criadas nessa época para discutir a ciência nascente, enquanto lugares onde se evitava a contaminação das novas ideias, jamais permitindo a entrada de conhecimentos antigos como a alquimia, a astrologia e outros semelhantes. Mas, dificilmente se faz por decreto qualquer mudança radical no pensamento de uma época. E, nesse caso, talvez a famosa “Revolução Científica” tenha sido menos revolucionária em suas origens e mais longa do que se imaginou. Pretendemos mostrar, através de uma série de cartas, receitas e outros documentos, escritos há cerca de 350 anos atrás e pertencentes à Royal Society de Londres, que ali conviveram antigas ideias sobre a matéria e seus lides no laboratório com o que de mais moderno havia nesse período.

As palestrantes possuem formação inicial em Física e Química antes de se especializarem em História da Ciência. Além de professoras de pós-graduação e coordenadoras de um centro de estudos nessa área, são também pesquisadoras associadas do Department of Science and Technology Studies do University College, Londres. Suas descobertas recentes de vários documentos, nos arquivos da Royal Society, foram amplamente divulgadas por terem contribuído no debate sobre a formação das ciências modernas e, particularmente, das ciências de laboratório.

Profa. Ana MariaDivulgação