Palestra – Prof. Dr. Pedro H. C. Camargo

Título:Nanomateriais metálicos controlados para aplicações em plasmônica e catálise.”

Prof. Dr. Pedro H. C. Camargo

IQ-USP

Data: 03 de julho de 2013

Este seminário irá discutir estratégias simples e versáteis para a obtenção de nanomateriais metálicos baseados em prata (Ag), ouro (Au), paládio (Pd) e platina (Pt) apresentando forma, composição e estrututura (sólida ou oca) controladas para aplicações em plasmônica e catálise. Especificamente, focaremos nossa discussão em três classes de sistemas: i) nanocristais de Ag; ii) estruturas bimetálicas contendo interiores vazios; e iii) materiais híbridos contendo nanopartículas metálicas. Primeiramente, metodologias para a síntese de nanocristais de Ag com forma definida bem como suas propriedades ópticas e aplicações SERS serão abordadas. Em seguida, focaremos na utilização da Ag como template em uma reação de substituição galvânica com HAuCl4, K2PdCl4 ou H2PtCl6 para a síntese de nanomateriais do tipo Ag-Au, Ag-Pd ou Ag-Pt, respectivamente, com composição e estruturas definidas. Usando as nanocascas de Ag-Au como um sistema modelo, discutiremos as variações em suas atividades catalíticas em função de sua composição e estrutura. Finalmente, focaremos na obtenção de nanotubos de carbono de múltiplas camadas (MWCNTs) e microsferas de dióxido de titânio (TiO2) decorados com nanopartículas de Pd (MWCNTs) ou Au (TiO2) sobre sua superfície apresentando tamanho controlado e dispersão uniforme. Todas as estratégias de síntese empregadas neste trabalho são rápidas, baseadas em reações em etanol ou água e apresentam potencial para execução em larga escala.

Ph.D. Engenharia Biomédica pela Washington University in St. Louis (2009), M.Sc. em Química pela University of Washington em Seattle (2007), e Mestrado e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2005 e 2003, respectivamente). Tem experiência na área de Química de Materiais e Inorgânica, com ênfase em Nanomateriais. Atua principalmente no design, síntese e caracterização de nanomateriais metálicos e bimetálicos com morfologia, composição, forma e tamanho controlados para aplicações em plasmônica (SERS), catálise e geração de energia limpa. Atualmente é Professor Doutor (Química Inorgânica) no Departamento de Química Fundamental do IQ-USP (São Paulo).