Palestra – Prof. Dr. Claudio L. Donnici

Título: “Do “alkahest” ao Universol®, a busca pelo solvente universal.”

Prof. Dr. Claudio Luis Donnici

Departamento de Química, Universidade Federal de Minas Gerais

Data: 22 de maio de 2013

Resumo da palestra:.Desde os tempos da alquimia existem relatos de paracelsus e van helmont reportando a busca pelo “alkahest”, o solvente universal, que seria capaz de dissolver qualquer amostra com eficiencia. Atualmente, a solubilização de qualquer amostra para formação de soluções homogêneas com utilização em quaisquer metodologias de química analítica, análises clínicas ou físicas é de extrema importância. Apesar de grandes avanços na área de solubilização de amostras, tais como digestão ácida, microondas e o uso de agentes de solubilização alcalina, como tmah, a maior parte dos processos de solubilizacao demora horas, com alta temperatura e alto custo. Este seminário vai mostrar o desenvolvimento do universol ® (marca registrada e patente mundial (PCT Int. Appl. (2012), WO 2012045138 a1 20120412) inédito agente de solubilização que dissolve – muito melhor e mais rapidamente do que qualquer outro agente de solubilização descrito na literatura – quaisquer amostras inorgânicas e orgânicas de origem animal, vegetal e humana, biológica ou sintética. O uso deste novo agente de solubilização deve facilitar a execução de procedimentos experimentais de laboratórios de análises clínicas, laboratórios de controle de qualidade de indústrias e de laboratórios de pesquisa dos mais diversos tipos gerando grande economia no tempo e nos custos de execução das mais diversas análises físicas, químicas, biológicas e clínicas. Realmente, o uso desta composição solubilizante mostrou-se seguro, rápido, simples, fácil, eficiente e reprodutível promovendo a solubilização, com ou sem agitação, muito rapidamente (1- 48 minutos), à temperatura ambiente e sem uso de qualquer sistema de digestão ácida, ou por irradiação de microondas ou ultrassom.

Currículo resumido:

Graduado em Química (Bacharelado com atribuições tecnológicas) pelo Instituto de Química da USP-SP (1986), tendo os títulos de Mestre (1988) e Doutor (1992) em Química Orgânica, também pelo IQ-USP/SP. Desde 1992 é professor e pesquisador (DE) no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, sendo atualmente Professor Associado IV. Tem experiência na área de Química Orgânica, ênfase em Síntese Orgânica e Química Medicinal: investigação de novos agentes híbridos/quimeras com aplicabilidades científicas e tecnológicas, síntese de novos catalisadores e ligantes nitrogenados e sulfurados especiais (e correspondentes complexos com metais de transição e terras-raras), síntese de novos agentes descontaminantes e de solubilização aplicados em Quimicas Analítica e Ambiental, estudos espectrométricos para análise de artefatos arqueológicos, de produtos naturais e outros; síntese de compostos organossulfurados e heterocíclicos, além do planejamento racional de novos agentes antifúngicos, antitumorais e antiparasitários e estudos em eletroquímica/eletrossíntese orgânica. INOVAÇÃO: Inventor do novo agente de solubilização de amostras mais rápido, poderoso e eficiente já produzido (UNIVERSOL ), das mais variadas matrizes, cuja patente mundial foi depositada em 04/12/2012 (WO2012045138-WIPO – World Intellectual Property Organization) e concedida em 13/02/2013; inventor de 4 patentes depositadas em 30/12/2011 (PI10054740, PI10056360, PI 0054580, PI 0054580) de potenciais novos agentes quimioterápicos antifúngicos e antitumorais; inventor de novo material polimérico com aplicação como sensor de umidade (concedida pelo INPI em 16/8/2011); participante de invenção de processos de síntese de agroquímicos por catálise heterogênea patenteados (concedidas pelo INPI em 05/03/2013; PI0400711 e PI0400710.