Palestra – Prof. Dr. Carlos A. Joly

Título:O Programa BIOTA/FAPESP e as políticas públicas de conservação e restauração da biodiversidade do Estado de São Paulo.”

Prof. Dr. Carlos A. Joly

Instituto de Biologia-UNICAMP

Data: 3 de abril

.

Resumo da palestra:.Em função de sua posição geográfica, na transição entre a região tropical e a região subtropical, e de seu relevo, a biodiversidade do Estado de São Paulo está entre as mais elevadas do país. Portanto, não é uma surpresa que, para qualquer grupo taxonômico, os índices de biodiversidade sejam altos em São Paulo. São cerca de 7.500 espécies de plantas superiores, 5.500 de algas, 2.000 de vertebrados e mais 500.000 de invertebrados. Aproximadamente 30% destas espécies são endêmicas. O maior problema para que pesquisadores e formuladores de políticas públicas utilizem as informações disponíveis sobre a biodiversidade, é que estas são fragmentadas, estão dispersas em centenas de trabalhos e publicações, e muitas vezes estão em fontes de difícil acesso (teses, dissertações, monografias). Consequentemente, além de representarem uma pequena parcela deste vasto universo, o acervo de dados disponíveis ainda é subutilizado. O desafio, nesta área estratégica para o país, é o desenvolvimento de um sistema de informação ambiental que permita concomitantemente: a) aumentar o conhecimento acadêmico sobre a biodiversidade; b) aperfeiçoar o conjunto de políticas públicas de conservação e restauração da biodiversidade, contribuindo para implementação das metas de Aichi..

Currículo resumido:

.

Carlos Alfredo Joly, biólogo, é Professor Titular em Ecologia Vegetal pela UNICAMP desde 1998, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2008, membro do Scientific Committee da DIVERSITAS desde 2011 e do Painel Multidisciplinar de Experts da Plataforma Intergovernamental em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos desde janeiro/2013. Principal mentor do Programa BIOTA/FAPESP (www.biota.org.br), desde 2009 reassumiu a Coordenação do Programa, e é o Editor Chefe da Biota Neotropica ( www.biotaneotropica.org.br).
Atua nas áreas de Ecofisiologia Vegetal e Conservação da Biodiversidade, tendo publicado 73 trabalhos em periódicos especializados (citações 2063, índice h 27 e índice i10 43), além de formar 26 mestres e 15 doutores. Editou 12 livros, com destaque para a série Biodiversidade do Estado de São Paulo: síntese do conhecimento ao final do século XX, o atlas Inventário florestal da vegetação nativa do Estado de São Paulo e o livro Diretrizes para a Conservação e Restauração da Biodiversidade do Estado de São Paulo.