Palestra – Prof. Dr. Manoel T. Berlinck

Título:A questão da qualidade.”

Prof. Dr. Manoel T. Berlinck

Pontifícia Universidade Católica-SP

Data: 10 de outubro.

Autores e editores de revistas científicas almejam, sempre, publicar artigos de qualidade. Mas a literatura sobre a qualidade é bastante escassa. Editores e autores estão preocupados com questões como o índice de impacto ou com o plágio, a cópia de ideias sem a devida citação. Desenvolvem ferramentas para medir essas características de artigos. Mas, pouco, muito pouco mesmo, se diz sobre a qualidade. Esta conferência trata da qualidade como uma questão complexa, enigmática e surpreendente do artigo científico.

Sociólogo, psicanalista, Ph.D. (Cornell University, Ithaca, N.Y., USA), professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (1969 – 1972), professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Campinas, SP/Br.) (1972 – 1992), sócio fundador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) (1969 –    ), Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP (1972 – 1976), Professor do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/Br), Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/Br.), onde dirige, desde 1995, o Laboratório de Psicopatologia Fundamental, presidente da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF) (2002 – 2012), editor responsável de Pulsional Revista de Psicanálise (1987 – 2009) e da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, membro da World Association of Medical Editors – WAME (Associação Mundial de Editores Médicos) e do Council of Science Editors – CSE, diretor da Livraria Pulsional – Centro de Psicanálise (1987 – 2009) e da Editora Escuta (1987 – 2009), autor de Psicopatologia Fundamental (2000) e de Erotomania com German E. Berrios (2009), entre outros livros e numerosos artigos.