Palestra – Profa. Dra. Yvonne Mascarenhas

Título: “Cristalografia e as grandes fontes internacionais de raios X e neutrons.”

Profa. Dra. Yvonne P. Mascarenhas

IFSC-USP

Data: 16 de maio.

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1954), doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1963) e pós-doutorado pela Harvard University (1973). Atualmente é aposentada em exercício da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Determinação de estruturas moleculares por difração de raios X por monocristais ou por pó microcristalino e estudos estruturais de materiais em solução ou sólidos semicristalinos usando espalhamento de raios X a baixos ângulos.
Alguns prê mios e títulos:
Intitulada Professora Hemérita pela Congregação do Instituto de Física de São Carlos, IFSC.
Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Academia Brasileira de Ciências.
Homenageada pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) com a outorga da Medalha Simão Mathias, pela sua contribuição ao desenvolvimento da Química.
Admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico, ONMC/MCT na Classe da Grã-Cruz, pelo Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.
Profa. Dra. Yvonne Mascarenhas