USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Como é possível despertar vocações e oferecer a oportunidade, para os que se interessarem, de receberem já no ensino básico, uma formação mais sólida e aprofundada em Química?

Profa. Dra. EUNICE RIBEIRO DURHAM

08 de abril de 2010, 16h, anfiteatro – 23ª PALESTRA

Resumo: “Eu gostaria muito de falar sobre uma pré condição necessária para o desenvolvimento científico: é o ensino de ciências no Ensino Básico. Se o desempenho dos estudantes brasileiros em Português e Matemática é baixíssimo, em Ciências atingiu o nível da tragédia. Há alunos se formando no Ensino Médio que sequer tiveram aulas de Química ou Física, ou Matemática (em Biologia, a situação é um pouco menos ruim). Não creio que a solução para este problema possa ser encontrada sem que haja uma iniciativa da universidade de abrir este debate e de fazer uma campanha para a alteração do status quo. Isto depende muito do fato de que os melhores cientistas como os que estão na pós-graduação da USP de São Carlos se debrucem sobre o problema. Gostaria de partir de três questões que não vejo estarem sendo discutidas: 1- O que é o mínimo que todo aluno que completa o ensino médio deve saber sobre Química? 2- Como é possível despertar vocações e oferecer a oportunidade, para os que se interessarem, de receberem já no ensino básico, uma formação mais sólida e aprofundada em Química? 3- Haveria vantagens em oferecer um programa integrado de Física e Química?”