Metabolismo: Para Onde Vai a Nossa Comida?

Data:  14 de outubro de 2020

Palestrante: Alicia J. Kowaltowski  (Instituto de Química – IQ/USP)

Local: on line youtube

Link da palestra:  https://youtu.be/yISKXcJrJTo

Resumo: A maioria das pessoas sabe que o metabolismo está de alguma forma relacionado à nossa alimentação e à tendência de ganhar ou perder peso, mas poucas pessoas realmente entendem o que é metabolismo e como ele é essencial para todos os seres vivos. Nessa palestra, a Prof. Alicia Kowaltowski explica o conceito e o escopo do metabolismo, como ele funciona e como a disfunção metabólica está relacionada às doenças.

Biografia: Graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1997), realizou o doutoramento em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutoramento na Oregon Graduate Institute. Atualmente é professora titular do Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo. Atua na área de bioenergetica, transporte e estado redox mitocondriais.