Nanotecnologia nas Coisas (NoT): a emergência da inter, multi e transdisciplinaridade

Data: 13 de novembro de 2019

Local: Anfiteatro Térreo  do Edifício Q1

Instituto de Química de São Carlos (IQSC – USP)

Palestrante: Prof. Dr. Oswaldo Luiz Alves

As Nanotecnologias têm sido consideradas um dos principais elementos da nova revolução tecnológica e industrial. Tal situação vem do fato delas serem, ao mesmo tempo, impulsionadas fortemente pelo conhecimento novo, às vezes disruptivo, e pelo mercado. Nesta palestra, procuraremos levantar aspectos relacionados ao desenvolvimento, oportunidades e desafios desta nova plataforma de conhecimento, sem deixar de lado as questões afeitas às suas aplicações. Acreditamos que a discussão de alguns destes pontos terão papel importante no aumento da percepção da importância estratégica das Nanotecnologias, seus desafios, suas potencialidades e, sobretudo, seu caráter inter, multi, transdisciplinar que impactam praticamente todas as atividades humanas.