A Literatura como forma de conhecimento do humano

Palestrante: Prof. Dr. Rafael Ruiz Gonzalez

Data: 03/07/19

Local: anfiteatro térreo do edifício Q1

Aberto e gratuito.

“A sociedade moderna não nos deixa mais tempo para pensar em como deveríamos agir para sermos cada vez mais humanos. Pensamos que pelo simples fato de ser e de existir já estamos prontos para agirmos como pessoas verdadeiramente humanas. E não é verdade. É aí que entra a Literatura como uma forma específica e qualificada de conhecimento. A Literatura ajuda-nos a conhecer como poderíamos ser melhores seres humanos (ou piores, que também é algo muito humano).

A Literatura, a boa literatura, é como um sinal de STOP no nosso quotidiano: Páre e pense!! Ou, se quiserem algo mais agressivo, como um soco no estômago, ou uma batida de carro, quando não o estamos esperando. E que nos força necessariamente a parar. Parar e pensar.

Hanna Arendt distingue entre conhecimento e pensamento. Conhecimento é fácil, ela diz, é o que aprendemos com a técnica, a ciência e o método. Utilizando-os adequadamente conseguimos saber o que uma coisa é e para que serve. Pensamento é outra coisa. É aquele refletir sobre si, cair em si, tomar conhecimento e que, infelizmente, também é ela quem o diz, quase ninguém o faz mais na sociedade contemporânea. Contudo, é o mais necessário porque se o homem se acostumar a não pensar acabará perdendo a capacidade de discernir o bem do mal. E é precisamente aí que entra a Literatura com todo o seu poder transformador.”