Explorando Novas Aplicações de Fibras Ópticas na Área Médica

Palestrante:  Prof. Dr. Younès Messaddeq

Centre d’optique, Photonique et Laser, Université Laval, Quebéc, Canadá e UNESP – Araraquara

Data: 22/08/18 (4a.feira)

Local: anfiteatro térreo do edifício Q1

“O desenvolvimento de novos vidros ópticos baseados em vidros de sílica e fosfato será apresentado, incluindo o seu impacto em vários campos de aplicação, principalmente na medicina. Nos últimos anos, a fabricação de fibras multifuncionais expandiu-se para múltiplas aplicações que exigem a transmissão de luz e eletricidade. As fibras que apresentam essas duas propriedades são geralmente compostas de um único material que suporta as diferentes características ou de uma combinação de diferentes materiais. Nós expomos a produçao de (i) novas fibras ópticas de índice de passo de núcleo único feitas de vidro eletricamente condutor e (ii) novas fibras multimateriais com diferentes geometrias feitos de vidro e policarbonato opticamente transparente e polímeros de poli (metacrilato de metilo). As fibras multifuncionais produzidas mostram a transmissão de luz em uma ampla gama de comprimentos de onda de 500 a 1000 nm para as fibras de núcleo e de 400 a 1000 nm para as fibras multimateriais. Finalmente, discutirei novos tecidos incorporando fibras multimateriais discretas que se comunicam através de redes sem fio operando a 2,4 GHz com excelente qualidade de sinal. Os elementos condutores do tecido são integrados nas próprias fibras, garantindo uma proteção elétrica e química contra o meio ambiente, mantendo as propriedades mecânicas e estéticas da roupa. Esses materiais multifibras combinam materiais isolantes e condutivos em uma geometria definida. Tais fibras medem a respiraçao de maneira direita e continua e o sinal pode ser enviado em qualquer equipamento eletrônico.”