Reflexões Sobre a Ciência Brasileira

Data: 08/11/2017

Local: anfiteatro térreo do edifício Q1 – IQSC

Resumo da Palestra:

“Serão apresentados dados relativos à produção científica brasileira em comparação com outros países, tanto no que se refere ao número de publicações, como número de citações, índice H e citações por documento. Serão ainda discutidos os dados da formação de recursos humanos nos diferentes níveis, desde o ensino básico até a pós-graduação, bem como da distribuição dos doutores de acordo com as diferentes áreas de titulação e nos diferentes estados do país. A Inovação e a Competitividade do país também será abordada, comparada com outras economias mundiais. Finalmente, será discutido o investimento que o país vem fazendo em educação e CTI comparado com os chamados países desenvolvidos e em desenvolvimento. Para concluir serão abordados algumas propostas que poderiam reverter a crise de financiamento com impacto na economia do país.”