Novas Abordagens para o Desenvolvimento de Bionanocompósitos Poliméricos e suas Novas Aplicações

Palestrante: Dr. Luiz Henrique Capparelli Mattoso (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa)

Data: 23/08/17

Local: anfiteatro térreo do edifício Q1 – IQSC

“Atualmente existe uma forte tendência para o desenvolvimento de materiais de fonte renovável, que atenda aos conceitos de química verde, bioeconomia e sustentabilidade buscados mundialmente. A Embrapa Instrumentação tem atuado nesta linha através do seu laboratório nacional de nanotecnologia para o agronegócio que trabalha de forma multidisciplinar aplicando conhecimentos de diversas áreas da química, engenharia de materiais, engenharia eletrônica e nanotecnologia. Desta forma, nesta palestra serão apresentadas novas abordagens sendo estudadas em nossos laboratórios para o desenvolvimento de bionanocompósitos para aplicações em sensores para avaliação da qualidade de alimentos e meio ambiente, embalagens biodegradáveis, filmes comestíveis, novos materiais de fonte renovável, liberação controlada de pesticidas, fertilizantes e fármacos, e engenharia de tecidos.”