Nanomedicina e Nanotoxicologia: novos sistemas para diagnóstico e terapias

Palestrante:  Prof. Dr. Valtencir Zucolotto (Grupo Nanomedicina e Nanotoxicologia IFSC – USP)

Data: 21/06/17

Local: anfiteatro térreo do  edifício Q1 – IQSC

“Nanomateriais orgânicos ou inorgânicos, incluindo nanopartículas e nanotubos de carbono, têm sido utilizados em conjunto com moléculas biológicas no desenvolvimento de novos sistemas e dispositivos para aplicação em medicina, numa área denominada Nanomedicina. Dentre esses nanomateriais, aqueles capazes de realizar terapia e diagnóstico ao mesmo tempo, chamados materiais teranósticos, são de grande interesse atualmente. Estes sistemas incluem desde marcadores biológicos para diagnóstico por imagem, até sistemas para entrega inteligente de fármacos, ou para aplicação em hipertermia. Para o eficiente desenvolvimento destes materiais, no entanto, é imprescindível o entendimento dos mecanismos de interação que ocorre entre as biomoléculas e os nanomateriais. Através do entendimento das interações entre nanomateriais e sistemas biológicos, poderemos avaliar parâmetros como entrega seletiva e toxicidade. Apresentaremos os recentes avanços do nosso Grupo de pesquisa no desenvolvimento e aplicação de materiais teranósticos a base de carbono ou nanobastões de ouro no diagnóstico e terapia contra o câncer. Devido a aspectos éticos e de regulação, serão apresentados também estudos dos impactos da toxicidade dos nanomateriais à saúde e meio ambiente.”