Desenvolvimento de Plataformas Microfluídicas para Estudos Forenses e Bioanalíticos

Palestrante: Prof. Dr. Wendell Karlos Tomazelli Coltro (Universidade Federal de Goiás)

Data: 19/09/2017

Local: anfiteatro térreo do edifício Q1 – IQSC

“Nos últimos anos, a microfluídica vem ganhando destaque e importância no desenvolvimento de sensores para aplicações em diferentes áreas do conhecimento, dentre elas a Química Forense e a Bioanalítica. Na presente apresentação, serão apresentados resultados recentes do nosso grupo de pesquisa nessas duas áreas. Na química forense, por exemplo, dispositivos dedicados à detecção de (i) adulterantes em bebidas, (ii) resíduos de disparos de armas de fogo, (iii) contaminação em drogas ilícitas e (iv) estimativa do intervalo de post-mortem serão apresentados. Com relação aos estudos em bioanalítica, o desenvolvimento de dispositivos para (i) diagnóstico de dengue, (ii) detecção de amilase em pacientes com quadro de pancreatite e (iii) detecção de espécies nitrogenadas e proteínas totais em fluidos orais também serão apresentados. Para todos os exemplos citados, será dado enfoque às plataformas microfluídicas fabricadas em vidro, poli(dimetil siloxano) (PDMS), poliéster-toner e papel bem como a integração com detectores eletroquímicos e colorimétricos.”