Seminário – Prof. Dr. Alexandre Reily Rocha

Titulo: “PROPRIEDADES ÓPTICAS EM ESTRUTURAS DE VAN DER WAALS: da absorção à espectroscopia Raman em fósforo preto”

Prof. Dr. Alexandre Reily Rocha

Instituto de Física Teórica – UNESP – São Paulo

Data: 22 de junho de 2016

Resumo da Palestra:

“Durante a última década, materiais estratificados – as chamadas estruturas de Van der Waals – foram sintetizados e caracterizados. Sendo o grafeno o primeiro destes materiais, diversos trabalhos teóricos e experimentais focando tanto nas propriedades fundamentais quanto nas possíveis aplicações em eletrônica e optoeletrônica foram produzidos. Em particular, o fósforo preto, um material estudado na década de 1980 parece ter ganho vida nova, principalmente do ponto de vista das propriedades ópticas.

Neste seminário eu irei discutir algumas das propriedades deste material e de outros sistemas baseados em fósforo utilizando ferramentas de simulação computacional para descrever as propriedades ópticas deste material, tanto do ponto de vista da absorção quanto da espectroscopia Raman. Em particular, irei mostrar como a anisotropia presente neste material pode se traduzir em propriedades interessantes do ponto de vista fundamental.”