Palestra – Prof. Dr. Henrique Eisi Toma

Título: “EM BUSCA DE PROCESSOS NANOTECNOLÓGICOS VERDES”

Prof. Dr. Henrique Eisi Toma

Professor Titular do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP)

Data: 02 de dezembro de 2015

HenriqueEisiToma-foto

Sobre o Palestrante:

Bacharel, Licenciado (1970) e Doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (1974), realizou pós-doutorados no Brookhaven Nat.Lab. e Caltech (EUA). Iniciou-se no magistério como Professor de Química do Colégio Estadual Prof. Américo de Moura (CEPAM 1968-1971), e depois como Professor Assistente na USP (1972), evoluindo na carreira, como Professor Doutor (1974), Livre Docente (1979), Adjunto (1982) e Titular (1992). Sua trajetória científica teve início sob supervisão dos Profs John M. Malin e Henry Taube (Univ. Stanford, Nobel 1983), atuando em cinética, reatividade e catálise por compostos de coordenação. Nos anos 80 passou a dedicar-se à química bioinorgânica e química supramolecular, focalizando principalmente os compostos macrocíclicos, porfirinas e modelos biomiméticos envolvidos em transferência de elétrons e fotoconversão de energia. A partir dos anos 90, seu interesse convergiu para a área de nanotecnologia molecular, desenvolvendo sistemas, processos, dispositivos e aplicações baseados em materiais moleculares e supramoleculares, nanopartículas superparamagnéticas, plasmônicas e semicondutoras, e nanomateriais híbridos funcionais. Vem atuando fortemente na divulgação científica junto ao setor educacional, social e empresarial, principalmente na área de nanotecnologia e nanociências. Tem atuado também em comitês cientificos do CNPq, FAPESP, e PADCT. Coordenou o Instituto do Milênio de Materiais Complexos, e inúmeros projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, CNPq e Petrobrás. É atual coordenador do Núcleo de Apoio à Nanotecnologia e Nanociências da USP. Foi Chefe do Departamento de Química da USP. Atualmente é Pesquisador 1A do CNPq, Guggenheim Fellow, Membro da Academia Brasileira de Ciências, Acad. Ciencias Est. S. Paulo, IUPAC e Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). Recebeu cerca de 20 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Rheinbold-Hauptmann, TWAS Chemistry Prize, Fritz-Feigl, Jabuti e a Comenda Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Orientou 66 teses de doutorado e mestrado, publicou 13 livros, 29 patentes depositadas, além de 356 artigos indexados (h = 39) com cerca de 6600 citações.

“Dois assuntos, química verde e sustentabilidade, vêm ocupando o topo do interesse e das intenções nos projetos modernos de pesquisa, diante das preocupações energéticas, de esgotamento de recursos fósseis e minerais, e dos crescentes problemas ambientais gerados pela atividade humana. Entretanto, dentre as várias tendências existentes, a Nanotecnologia ainda não é formalmente reconhecida como uma estratégia de destaque nesse setor; em parte por tratar-se de uma nova abordagem, ainda desconhecida no setor mineral, e também pouco praticada em prol da melhoria do desempenho e conservação dos produtos de origem natural, como a madeira, os produtos da biomassa (biocombustível), e a água, bem como no desenvolvimento de sensores para monitoração on line, do ambiente e de processos industriais. Esse quadro deverá mudar em futuro próximo, com os avanços da Nanotecnologia e da inserção de sua cultura na sociedade. Assim, a busca de processos nanotecnológicos que possam impactar a química verde e a sustentabilidade será o assunto principal deste seminário. Alguns highlights já estão disponíveis nas publicações abaixo.
H. E. Toma, Developing nanotechnological strategies for green industrial processes, Pure and Applied Chemistry, 2013, 85, 1655-1669.
H. E. Toma, Magnetic nanohydrometallurgy: a nanotechnological approach to elemental sustainability, Green Chemistry, 2015, 17, 2027-2041.”