PALESTRA – Prof. Dr. Paulo Sérgio Lacerda Beirão

Título: “MOLÉCULAS EM MOVIMENTO: COMO TOXINAS ALTERAM O FUNCIONAMENTO DE CANAIS DE SÓDIO

Prof. Dr. Paulo Sérgio Lacerda Beirão

Professor e Pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais

Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG

Data: 23 de setembro de 2015

Sobre o palestrante

Possui graduação em Medicina pela UFMG (1972), mestrado e doutorado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1976 e 1980, respectivamente), e pós-doutorado pela University of Leicester, U. K. (1993). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Foi Research Associate na University of Pennsylvania e Jefferson Medical College (1976-1977) e Honorary Research Fellow da University of Leicester (1992-1993). Demonstrou o mecanismo de ação de diversas toxinas de aranhas do gênero Phoneutria sobre canais de sódio, canais de cálcio e canais de potássio. É Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG desde junho de 2015.

Resumo da Palestra

“Canais de sódio são proteínas integrais de membranas, responsáveis pela excitabilidade de neurônios e fibras musculares estriadas. Seu funcionamento depende do movimento de segmentos transmembrana sensíveis ao potencial de membrana. Por meio de métodos ópticos associados a registros eletrofisiológicos é possível detectar esses movimentos. Toxinas peptídicas de veneno de escorpião e de aranha são capazes de impedir alguns desses movimentos, com repercussões graves, até fatais para o organismo. Por outro lado, a especificidade de alguns desses peptídeos pode permitir o bloqueio seletivo de subtipos de canais, com benefícios para o indivíduo como a cessação de dores crônicas”.