Palestra – Prof. Dr. Etelvino José Henriques Bechara

Título: “FOTOQUÍMICA SEM LUZ: MECANISMOS E RESPOSTAS BIOLÓGICAS”

Prof. Dr. Etelvino José Henriques Bechara

Professor Colaborador Sênior do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP)

Data: 25 de novembro de 2015

Sobre o Palestrante:

Bacharel em Química pela FFCL-USP, Doutor em Bioquímica pelo IQUSP (1972), sob orientação do Prof. Giuseppe Cilento. Postdoctoral Felow at Johns Hopkins University (1974-5) and Research Associate do Biological Laboratories (Harvard University) (1975-6). Professor Titular (1989-2008) e Professor Colaborador Sênior do IQUSP (2009-presente). Professor de Bioquímica Básica No IQUSP durante 38 anos, com avaliação acima de 90% pelos alunos e homenagem na Semana de Química Etelvino Bechara do IQUSP (1997). Professor Titular aposentado do Instituto de Ciencias Químicas, Ambientais e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (2009-present). Visiting Scientist de várias universidades, entre elas, Georgia State University/Chemistry, Düsseldorf University/Physiology e York University/Chemistry. Orientador de graduandos de 32 IC, 30 mestres e doutores e supervisor de 10 pós-doutorandos.  Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, ACIESP (2012). Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (1996) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (2013). Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2004). Fellow da Oxygen Society (Society for Free Radical Biology and Medicine) (1994). Fellow da John Simons Guggenheim Memorial Foundation (1996). Prêmio da Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (2000). Prêmio Fritz Feigl do Conselho Regional de Química IV (2003). Fundador (filiação no. 3) e ex-Tesoureiro Geral, Secretário Geral, Vice-presidente, Conselheiro e Presidente (1989-90) da Sociedade Brasileira de Química- SBQ. Conselheiro da SBPC (2012).Consultorias à Real Café do Brasil, Atlantis, Rener-DuPont, Clorox, Nitro Química, Centro de Extensão Universitária e CETREL – Cia de Proteção Ambiental/Odebrecht. Fundador e ex-Presidente da Associação para Defesa do Parque Nacional das Emas. Colecionador e consultor de Arte Naïf Brasileira. Principais contribuições científicas e tecnológicas: ecologia e bioquímica de coleópteros bioluminescentes do Brasil; hipótese de radicais livres para porfiria aguda intermitente, saturnismo e tirosinose; quimioluminescência de peróxidos e peroxidases; reações de peroxinitrito com metabólitos e mecanismo de corrosão de automóveis por libélulas.

“No início dos anos setenta, Giuseppe Cilento (USP), Emil White (Johns Hopkins University) e Angelo Lamola (AT&T Bell Laboratories) postularam que típicas reações fotoquímicas poderiam ocorrer em tecidos de plantas e animais não expostos à luz se acopladas a fontes enzimáticas de produtos eletronicamente excitados. O paradoxo “photo(bio)chemistry without light” estava ancorado (1) na síntese e quimioluminescência ultra-fraca de diversos 1,2-dioxetanos – peróxidos cíclicos de anel tetratômico- instáveis, cuja clivagem térmica gera produtos carbonílicos no estado triplete, de vida média longa (> μs) e alta reatividade (isomerização, clivagem Norrish, abstração de hidrogênio, adições [2+2], etc) e (2) na constatação da ocorrência de “fotoprodutos” naturais no escuro, cuja formação no estado fundamental é proibida pelas regras de Woodward-Hoffmann. Reações colisionais ou de transferência de energia a longa distância de espécies excitadas para alvos biológicos poderiam assim eventualmente resultar em “fotoprodutos” capazes de disparar respostas normais ou patogênicas. Estas idéias floresceram nas décadas seguintes, embora muito lentamente, nos laboratório de muitos pesquisadores para explicar a presença e papéis biológicos de metabólitos secundários “escuros”, inclusive hormônios de plantas, lumi-isômeros de alcalóides, bases oxidadas e fitas clivadas de DNA, dímeros ciclobutânicos de pirimidinas, adutos com proteínas, permeantes de mitocôndrias e morte celular, deste modo ampliando significativamente o campo da fotobiologia. Serão discutidos conceitos e resultados recentes sobre acetona triplete, oxigênio singlete e a dimerização no escuro de pirimidinas, putativamente associada a melanomas.”