Palestra – Prof. Dr. Adriano Lisboa Monteiro

Título: “REAÇÕES CATALÍTICAS DE ACOPLAMENTO C-C E C-X: DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS, ESTUDOS MECANÍSTICOS E APLICAÇÕES”

Prof. Dr. Adriano Lisboa Monteiro

Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

monteiro

Coordenador da Área de Química na Capes

Data: 11 de novembro de 2015

Sobre o Palestrante:

Possui Bacharelado em Química e Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , doutorado em Química pela Université Paul Sabatier-Toulouse-França e Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) Cambridge-USA. É Professor Titular do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi Chefe do Departamento, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química e membro da Câmara de Pesquisa da UFRGS. É Bolsista Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq atuando na área de catálise organometálica, estudo de mecanismos, desenvolvimento de metodologias sintéticas de formação de ligações C-C e C-heteroátomo e sua aplicação na síntese de fármacos. Publicou 54 artigos em revistas internacionais com mais de 1800 citações . Orientou 7 dissertações de mestrado e 9 teses de doutorado e mais de 20 estudantes de iniciacões científica. Foi Editor Associado e atualmente é Editor do Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS). É membro do Comitê Gestor do INCT-Catálise. Foi membro e Coordenador do Comitê da Química da FAPERGS. Foi membro do Comitê da Química da CAPES, e Coordenador Adjunto. Atualmente é o Coordenador da Área de Química na CAPES.