Palestra – Prof. Dr. Marcio José Tiera

Título: Derivados de Quitosana Como Vetores Não Virais Para a Terapia Gênica

Prof. Dr. Marcio José Tiera

Grupo de Biomateriais e Nanotecnologia – Departamento de Química e Ciências Ambientais

Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas-UNESP

Data: 3 de dezembro de 2014

Horário: 16 h

Dentre as propriedades da quitosana destaca-se sua capacidade de complexar ácidos nucleícos, como DNA plasmidial e RNA de interferência (siRNA, do inglês small interfering RNA). Esta propriedade permite a produção de nanopartículas para o transporte e liberação de ácidos nucleicos, tendo como objetivo final a transferência e/ou terapia gênica para o tratamento de doenças de origem genética. Baseado em estudos anteriores, a modificação de quitosanas com diferentes proporções de grupos dietilaminoetil (DEAE) e fosforilcolina, foi proposta tendo como objetivo aumentar a eficiência de transfecção. A modificação dá origem a grupos amino secundários, terciários aumentando a solubilidade e a capacidade de tamponamento do policátion. O controle do grau de substituição e da massa molecular permite otimizar a eficiência de transfecção, e confere grande potencial de utilização como agente para transferência/terapia gênica não viral. Nesta palestra, serão abordados os aspectos importantes da interação, proteção e liberação de ácidos nucleicos por nanopartículas de derivados de quitosana, e sua relação com a eficiência do processo de transfecção.

marcio.jpg