Palestra – Prof. Dr. Rochel M. Lago

Título: Transformando conhecimento em riqueza.

Prof. Dr. Rochel M. Lago

Departamento de Química – UFMG

Data: 2 de outubro de 2013

Resumo da palestra:

.

Nesse seminário será discutida a importância do empreendedorimo tecnológico para a universidade e para a sociedade. Será também apresentado o livro “As Cartas de Tsuji: A história de um pesquisador e seus alunos que abram um empresa”.

Currículo resumido:

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), uma especialização na Gifu University (Japão, 1991-1992) e doutorado em Química Inorgânica – University of Oxford (Inglaterra, 1996). Realizou um pós-doc no Instituto de Catálise e Petroquímica (Madri-Espanha, 1995-1996) e em 2005 um pós-doc na HEC (Heutes Etudes Comercialles) Montreal, Canada, no tema Empreendedorismo Tecnológico. Atualmente é Professor Titular da UFMG e Pesquisador 1A CNPq, tendo sido Coordenador da Incubadora de Empresas da Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2007). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Catálise, Ambiental, Materiais, Tratamento de Efluentes e atualmente tem se dedicado ao tema empreendedorismo tecnológico. Possui perto de 22 patentes tendo 3 licenciadas e 2 em fase de licenciamento. Realizou o scale-up de 7 tecnologias com plantas piloto e estudo de mercado. Em 2010 foi premiado junto com alunos de doutorado em primeiro lugar em três competição internacional I2P Global (Idea to Product no Texas, 2010 e 2011) que envolveu 18 equipes de universidades de todo o mundo, uma competição estadual EMBATE (Emprendedorismo de Base Tecnológica) e a MootCoorp Latino Americana. Ganhou em 2013 o Prêmio Petrobras de Tecnologia. É sócio fundador da empresa Verti Ecotecnologias que realiza P&D e inserção de tecnologias ambientais no mercado.

Lago.JPG