Palestra – Profa. Dra. Marina Tavares

Título: “A abordagem metabolômica em multi-plataforma analítica nos contextos clínico e forense.

Profa. Dra. Marina Tavares

Instituto de Química-Universidade de São Paulo

Data: 23 de outubro de 2013

A metabolômica tem sido definida como a análise global do metaboloma de um organismo, conduzida em experimentos comparativos, com o objetivo de observar mudanças relativas da abundância de metabólitos, e surgiu para fornecer uma melhor compreensão dos mecanismos de funcionamento celular dos organismos a nível molecular (Kuehnbaum & Britz-McKibbin, 2013). Ao contrário das outras ciências “ômicas”, a metabolômica representa um maior desafio analítico, devido à variação de propriedades químicas, físicas e de concentração dos metabólitos presentes em uma determinada amostra biológica.Além disso, a interpretação biológica dos resultados de tais análises é muito complexa, pois um único metabólito pode participar de diversas vias metabólicas diferentes e causar modificação dos níveis de inúmeros outros metabólitos. Portanto, a comparação de metabolomas entre grupos sujeitos a alterações ambientais, alimentares, de tratamento ou genéticas, com um grupo de indivíduos não alterados, pode fornecer informações importantes, como a descoberta de biomarcadores de doenças (Boudonck et al., 2009 e Spratlin et al., 2009), determinação da eficácia de uma determinada terapia ou tratamento (Spratlin et al., 2009), ou ainda, mudança de dieta (Wishart, 2008), e informações sobre os efeitos fenotípicos de alterações genéticas (Manetti et al., 2004), entre outras.As ferramentas analíticas amplamente utilizadas na metabolômica são a ressonância magnética nuclear (RMN) e a espectrometria de massas (MS), sendo esta última usualmente acoplada a técnicas de separação, como a cromatografia a gás (GC-MS) ou a líquido (LC-MS) e a eletroforese capilar (CE-MS) (Lenz & Wilson, 2007). Para obter-se uma ampla cobertura metabólica, o uso complementar de plataformas analíticas variadas é em geral preferido nos estudos metabolômicos.

Neste seminário, a necessidade da abordagem multi-plataforma analítica na metabolômica será defendida pela avaliação comparativa do metaboloma do parasita Fasciolahepatica por RPLC-MS, HILIC-MS, e CE-MS (Saric, 2012). Além disso, resultados preliminares obtidos no primeiro trabalho do grupo na área de metabolômica forense (relação entre uso de cocaína e privação de sono) serão discutidos.

Bouatra, S., Aziat, F., Mandal, R., Guo, A.C., Wilson, M.R., Knox, C., Bjorndahl, T.C., Krishnamurthy, R., Saleem, F., Liu, P., Dame, Z.T, Poelzer, J., Huynh, J., Yallou, F.S., Psychogios, N., Dong, E., Bogumil, R., Roehring, C., Wishart, D.S. Plos One 2013, 8, e73076, 1-28.

Boudonck, K. J., Michell, M. N., Német, L., Keresztes, L., Nyska, A., Shinar, D., Rosenstock, M. Toxicol. Pathol. 2009, 37, 280-292.

Kuehnbaum, N.L., Britz-McKibbin, P. Chem. Rev. 2013, 113, 2437–2468.

Lenz, E. M., Wilson, I. D. J. Proteome Res. 2007, 6, 443-458.

Manetti, C., Bianchetti, C., Bizzarri, M., Casciani, L., Castro, C., D’Ascenzo, G., Delfini, M., Di Cocco, M. E., Laganà, A., Miccheli, A., Motto , M., Conti, F. Phytochemistry 2004, 65, 3187–3198.

Saric, J., Want, E.J., Duthaler, U., Lewis, M., Keiser, J., Shockcor, J., Ross, G., Nicholson, J.K., Holmes, E., Tavares, M.F.M. Anal. Chem. 2012, 84, 6963-6972.

Spratlin, J. L., Serkova, N. J., Eckhardt, G. Clin. Cancer Res. 2009, 15, 431-440.

Wishart, D. S. Trends Food Sci. Technol. 2008, 19, 482-493.

Natural de São Paulo, capital, formou-se em química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), em 1980, onde também obteve o grau de Mestre em Química Analítica, em 1986, sob orientação do Prof. Dr. Roberto Tokoro. Doutorou-se pela Michigan State University, na área de química analítica, em 1993, sob orientação da Prof. Dr. Victoria L. McGuffin. De 1994 a julho de 1997, realizou trabalho de pós-doutorado junto ao laboratório de espectroscopia molecular no IQ-USP, em colaboração com o Prof. Dr Joel C. Rubim. Em 2010, realizou visita sabática na Faculty of Medicine – Imperial College London, em colaboração com o grupo do Prof. Jeremy K. Nicholson e Prof. Elaine Holmes, na área de metabolômica. Desde agosto de 1997 é docente junto ao IQ-USP, na área de química analítica (tendo defendido tese de livre-docência em 2003, e sido aprovada em concurso titular em 2008). Possui status permanente de “Visiting Professor” junto ao Imperial College London desde 2010. Seus interesses de pesquisa relacionam-se com separações em meio líquido: cromatografia e eletroforese capilar de alta eficiência, com tópicos em modelagem, simulação e desenvolvimento de método para separação e análise de fármacos, alimentos e compostos de importância clínica, forense, industrial e ambiental. Em termos de captação de recursos, o grupo gerenciou cerca de 1 milhão de dólares em projetos em colaboração, e 200 mil dólares e 500 mil reais em projetos individuais. Com um parque de equipamentos de última geração, adquirido na totalidade com apoio Fapesp, e durante 15 anos de atividade, o grupo é responsável pela nucleação da linha de pesquisa em eletroforese capilar no IQ-USP, contribuindo para a implementação da técnica no país e na América Latina (organização da série de simpósios latino americanos de eletroforese capilar, LACE, desde 1998, formação de dezenas de doutores, mestres e colaboradores pós-docs, e publicação de quase uma centena de artigos e capítulos de livro). Trabalha em parceria com vários órgãos de pesquisa, indústria e, em especial com o Ministério da Saúde (FIOCRUZ-Far Manguinhos) no controle de qualidade de medicamentos contra AIDS.