Paletra – Prof. Dr. Leandro Tessler

Título: “Ação afirmativa: muito além das cotas.”

Prof. Dr. Leandro Tessler

IFVGW-UNICAMP

Data: 31 de outubro.

Desde o início do debate sobre inclusão social no ensino superior brasileiro vem ocorrendo uma grande confusão entre ação afirmativa e cotas cotas (sociais, raciais, etc…). A imprensa costuma tratar cotas como se fossem a única forma de ação afirmativa. Isso tornou-se crítico com a recente sanção presidencial à lei aprovada no congresso e no senado que determina que todas as universidades federais devem ter uma mesma cota de vagas reservada para egressos de escolas públicas e para pretos, pardos e indígenas. O Brasil toma um caminho diferente do resto do mundo. Via de regra as instituições voltadas para a inclusão social não são as mesmas que fazem pesquisa de ponta. Diferentes fins exigem diferentes estruturas acadêmicas e diferentes tratamentos aos estudantes.
Em particular, serão apresentados detalhes de programas de ação afirmativa que a Unicamp adotou nos últimos anos, ambos preservando princípios de mérito que são fundamentais em uma instituição de pesquisa.
O PAAIS, aplicado desde 2005, prescreve a adição de pontos bônus no vestibular para egressos de escolas públicas e para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
O ProFIS, iniciado em 2011, envolve outra forma de ingresso em que o melhor (ou os 2 melhores) colocados no ENEM de cada escola pública da região de Campinas são admitidos em um curso de 2 anos para depois seguirem algum curso oferecido pela Unicamp. Esse programa foi inspirado pela 10% rule adotada pela Universidade do Texas. A vantagem do ProFIS é evitar que estudantes de escolas diferentes disputem a mesma vaga.
Será feito um balanço dos programas de ação afirmativa existentes no Brasil e as perspectivas relativas às universidades estaduais paulistas.

Físico (UFRGS, 1982), Mestre em Física (Unicamp, 1985), Ph. D. (Universidade de Tel Aviv, Israel, 1989), Livre-docente (Unicamp, 1996). Professor do em Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp desde 1991. Professor Associado desde 1999. Foi Pesquisador nível 2 (Chargé de Recherche 2) do CNRS no ISMRa, Caen, França, em 1990. Foi Pesquisador Visitante (Bolsista Marie Curie) na Ecole Polytechnique, Palaiseau, França, em 1993-94. É autor de 3 capítulos de livros internacionais e diversos artigos sobre Ensino Superior, Internacionalização e Ação Afirmativa em revistas e jornais brasileiros e internacionais. Participou de vários eventos sobre ensino superior como convidado ou keynote speaker. Foi o Coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST) da Unicamp de 2002 a 2009. Foi um dos proponentes do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) da Unicamp. Atuou como avaliador de cursos e como avaliador institucional do INEP/MEC desde 2000. Foi membro da Comissão de Avaliação de Cursos de Pós-Graduação em Física (Capes/MEC) em 2004. Foi membro da Comissão de Física do ENADE (INEP/MEC) de 2005 a 2010. Prof. Tessler foi membro da Comissão Consultiva do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidade Federais Brasileiras (REUni) na SESu/MEC entre 2007 e 2010. Em 2009 foi assessor especial para internacionalização do Reitor da Unicamp. De 2009 a 2012 ele foi Coordenador de Relações Internacionais da Unicamp. Atualmente é Assessor do Reitor da Unicamp para Estratégias de Internacionalização. Em 2011 foi visiting Scholar na University of Wisconsin – Madison. O Prof. Tessler foi agraciado em 2001 com o Prêmio de Excelência Acadêmica “Zeferino Vaz” da Unicamp. Em 2012 recebeu a condecoração “Chevalier de l´Ordre des Palmes Académiques” da República Francesa. Seus interesses atuais de pesquisa incluem internacionalização do ensino superior, sistemas de ensino superior, acesso e ação afirmativa e semicondutores nanoestruturados dopados com elementos das terras raras. É também o responsável pelo blog “Cultura Científica”.

Leandro Tessler