Palestra – Prof. Dr. Carlos Hotta

Título: “Ciência em um mundo conectado.”

Prof. Dr. Carlos T. Hotta

Instituto de Química-USP

Data: 17 de outubro.

Resumo da palestra:

A Internet trouxe avanços imensuráveis para a Ciência, causando mudanças fundamentais nos últimos anos. Muitas destas mudanças eram previsíveis como, por exemplo, ferramentas de procura em bancos de dados de artigos científicos, a possibilidade de acesso a estes pela rede, trocas de mensagens de forma acelerada. No entanto a Internet é muito mais do que uma forma rápida de acessar informações e seus reais impactos muito mais imprevisíveis. As mídias sociais diminuíram o espaço entre cientistas e o resto da sociedade. Ativistas do acesso livre organizam-se para subverter o sistema editorial existente. Dados sobre o impacto de sua pesquisa surgem dias após a publicação. Críticas também. Pesquisas contam com a ajuda de centenas e até milhares de voluntários. Outros milhares contribuem  diretamente com o financiamento da pesquisa. Esta palestra tentará discutir todos estes comportamentos que emergiram da Internet e levantará a questão fundamental: como podemos nos beneficiar da Internet?”

Currículo resumido:

.

É professor doutor do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP desde 2011. Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biólogicas pela Universidade de São Paulo (2000), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência das Plantas pela University of Cambridge (2007). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Molecualr, atuando principalmente nos seguintes temas: Ritmos Circadianos, Cálcio, Arabidopsis, Cana-de-açúcar, Brachypodium distachyon, Sequenciamento em larga-escala, Sinalização Celular e Relógio Biológico.

Prof. Carlos Hotta

Slides da palestra