USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Ciclo de Palestras Química às 16 comemora no segundo semestre de 2011

O Ciclo de Palestras Química às 16 comemora no segundo semestre de 2011 o ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA. A UNESCO e a IUPAC, parceiras na celebração da química em 2011 em todo o mundo, tem como diretriz exaltar as conquistas da química e sua contribuição para o bem estar dos seres humanos. O “Química às 16”, que vem promovendo atividades caracteristicamente engajadas nesse contexto desde 2009, integra-se ao lema “Química para um Mundo Melhor” que a SBQ iniciou em 1º de janeiro de 2011. O “Química às 16” apresentará palestras nas fronteiras das ciências mas que também incluirão tópicos especiais em políticas científicas para nortear os rumos da ciência como um todo e, em particular, ressaltar o papel da química. O que fazemos e o que queremos fazer para que o Brasil avance na condução inequívoca da ciência como bem necessário para o engrandecimento do país e, principalmente, do bem estar da sociedade constituem o desejo fundamentado em áreas da química que englobam o conhecimento de toda a matéria, através de seus elementos químicos e compostos feitos deles, até os processos vivos que são controlados por reações químicas. A ciência química contribui para o progresso econômico da humanidade, para a indústria química, farmacêutica, de combustível, metais e materiais manufaturados dependentes da química. A química ainda provê soluções para a saúde pública e medicina, mudança global do clima, água limpa, alimento e energia.

O Instituto de Química de São Carlos sinaliza sua vertente holística e construtora das bases de sustentação e compreensão da formação social e cultural contemporâneas engendradas através da química e convida a todos para participar. Os eventos ocorrerão nas dependências do Instituto de Química de São Carlos da USP, às 16h, no anfiteatro, em datas que serão divulgadas semanalmente a partir da primeira semana de agosto de 2011 e que podem ser visualizadas em https://q16.iqsc.usp.br/

* *

* *

*09/08/2011, 15h, anfiteatro*

*ABERTURA DO CICLO *

*Em comemoração ao Ano Internacional da Química*

*09/08/2011, 16h, anfiteatro*

*43ª – PALESTRA*

*Prof. Dr. Fernando Queiroz Cunha*

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

/”Por que precisamos de farmacologia química?”/

/ /

/ /

/ /

/ /

*17/08/2011, 16h, anfiteatro*

*44ª – PALESTRA*

*Prof. Dr. Alexandre Souto Martinez*

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP

/”O colapso dos dados cientométricos”/

/ /

*31/08/2011, 10h, anfiteatro*

*45ª – PALESTRA*

*Prof. Dr. Gilberto Barbosa Domont *

Universidade Federal do Rio de Janeiro

/”2045: o ano em que o homem se tornou imortal”/

Resumo: “Apresentação e discussão de algumas descobertas que apontam para a imortalidade do homem em 2045: síntese de genomas, vida digital, projeto do proteoma humano e conexão homem-computador. Nos entremeios, atualizações proteômicas e digressões sobre recentes andanças pelo mundo científico.”

*31/08/2011, 16h, anfiteatro*

*46ª – PALESTRA*

*Ph.D. Lawrence G. Hamann*

Novartis Institutes for BioMedical Research, Cambridge, MA, USA

/”Development of synthetic methods towards drug-like molecules enable by mida boronates”/

Resumo: “Suzuki-Miyaura (SM) cross-coupling chemistries are among the most widely used synthetic methods in the practice of medicinal chemistry due to their ability to construct analogues of biologically active molecules in a modular fashion. Recently reported methyliminodiacetic acid (MIDA) protected boronic acids enable use of cross-coupling retrosynthetic strategies which can take advantage of the chemical inertness of this protecting group, allowing alternate bond construction sequences, and slow in situ release of the free boronic acid in a subsequent step allows telescoped reaction sequences ideal for parallel synthesis. We have developed one-pot reductive amination–SM cross-coupling sequences using formyl-substituted aryl and heteroaryl MIDA boronates, which were then carried out in parallel array format to generate a library with diversity along two axes. We also established a highly regioselective method for the synthesis of previously inaccessible isoxazoles and 1,2,3-triazoles containing a boronate functional handle capable of efficient SM cross-coupling.”

/ /

*02/09/2011, 16h, anfiteatro*

*47ª PALESTRA*

*Prof. Dr. Glaucius Oliva*

Presidente do CNPq

/”CNPq 60 anos: desafios e oportunidads para a C, T&I no Brasil”/

*15/09/2011, 16h, anfiteatro*

*48ª PALESTRA*

*Dr. Carlos Roberto da Silva*

Ministério da Ciência e Tecnologia

/”Armas Químicas”/

* *

*21/09/2011, 16h, anfiteatro*

*49ª PALESTRA*

*Prof. Dr. Fernando Antônio Santos Coelho*

Instituto de Químia da UNICAMP

/”A Química e a busca de novas moléculas biologicamente ativas. Síntese de potenciais inibidores de glicosidase e de agentes anti-tumorais”/

Resumo: A Química desempenha um papel relevante na vida das sociedades humanas. Entre as ciências básicas, a química é um das mais presentes na nossa vida, pois nos alimentamos, nos vestimos, tratamos as nossas doenças, nos divertimos utilizando produtos e materiais desenvolvidos por químicos e por outros profissionais que a utilizam como ferramenta básica. Nesse seminário vamos fazer um breve relato da importância da química e depois vamos apresentar os nossos últimos resultados referentes a síntese de novas moléculas que podem agir como agente inibidores de glicosidase e como agentes anti-tumorais.

* *

*29/09/2011, 16h, sala a ser definida*

*50ª – PALESTRA*

*Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade*

Universidade Federal da Bahia

/”São os biocombustíveis amigáveis para o ambiente?”/

O evento também integrou a programação da Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues”

//

* *

*06/10/2011, 16h, anfiteatro*

*51ª – PALESTRA*

*Prof. Dr. Ronaldo Mota*

Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia

/”As Ciências, inclusive a Química, no contexto do mundo da inovação”/

/ /

*14/10/2011, 16h, anfiteatro*

*52ª – PALESTRA*

*Prof. Dr. Nenad M. Markovic*

Argone National Laboratory, A U.S. Department of Energy laboratory managed by UChicago Argonne, LLC, USA.

/”Surface Electroqchemistry: from art to science”/

/ /

/ /

*19/10/2011, 16h, anfiteatro*

*53ª – PALESTRA*

*Prof. Dr. Luciano de Azevedo Soares Neto*

Pesquisador na Universidade Federal Rural de Pernambuco e ex-coordenador Geral de Programas Estratégicos CAPES, subordinado à Diretoria de Bolsas e Programas no País.

/”Financiamento de projetos das ICTs por empresas: os mecanismos da Chamada Pública MEC-MCT-MDIC para concessão da isenção fiscal”/

/ /

/ /

*26/10/2011, 16h, anfiteatro*

*54ª – PALESTRA*

*Profa. Dra. Vanderlan da Silva Bolzani*

UNESP – Araraquara

/”Peptídeos de plantas – diversidades química e biológica pouco exploradas da flora brasileira”/

/ /

/ /

*16/11/2011, 10h, anfiteatro*

*55ª – PALESTRA*

*Prof. Dr. Luiz Carlos Dias*

Coordenador da área de Química da CAPES, gestão: 2011-2012

/”Avaliação CAPES na área de Química”/

/ /

/ /

*16/11/2011, 16h, anfiteatro*

*56ª – PALESTRA*

*Prof. Dr. Luiz Carlos Dias*

UNICAMP

/”Contribuições de nosso laboratório na área de síntese total de compostos bioativos”/

/ /

*25/11/2011*

*LANÇAMENTO DE LIVRO*

*”Química Medicinal: métodos e fundamentos em planejamento de fármacos”*

Organizador: Prof. Dr. Carlos Alberto Montanari

Evento realizado na Universidade Federal de São Carlos, durante o “Workshop do Ano Internacional da Química”

Editora: EDUSP

Caixa de texto: ISBN 10: 85-314-1266-8 ISBN 13: 978-85-314-1266-0 Formato: 19,5×27 cm Nº de Páginas: 720 pp. Peso: 1600 gResumo: A química medicinal é uma ciência híbrida que está no centro de um grande espaço inter e multidisciplinar constituído, por exemplo, pela biofísica, biologia molecular, bioquímica, clínica médica e outras áreas afins. Muitos avanços científicos foram obtidos através de uma descoberta inesperada, particularmente os efeitos curativos de substâncias obtidas da natureza ou sintetizadas. Mas reconhecer a relevância das descobertas e explorá-las adequadamente requer sagacidade e boa formação, e para isso contribui este livro. Em seus capítulos, o autor aborda de modo didático, bem ordenado e com referências bibliográficas fartas e atuais os fundamentos e os métodos da Química Medicinal moderna. Os temas abordados nos dezoito capítulos em que se divide a obra ajudam a entender os modos de ação de fármacos e também apontam maneiras de como descobrir outros.

*21/09/2011, 16h, anfiteatro*

*57ª – PALESTRA*

*Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz*

Diretor Científico da FAPESP

/”A FAPESP e o apoio à pesquisa em São Paulo”/

*Encerramento das atividades desse Ciclo**, em comemoração ao Ano Internacional da Química*