Explorando a interface Química Orgânica Sintética/Química Medicinal

Prof. Dr. RONALDO ALOISE PILLI
Pró-Reitor de Pesquisa – UNICAMP

23 de Junho de 2010, 16h, anfiteatro – 28ª PALESTRA

Resumo: “No mapa clássico de relacionamento entre as Ciências Naturais, a Química passa a ocupar, após a 2a Guerra Mundial, posição central com forte influência da Física teórica e experimental e, mais recentemente, da Biologia Molecular. Nesse contexto a Química passa a ser responsável pelas respostas a questões formuladas tanto internamente quanto aquelas colocadas pelas suas áreas de relacionamento, causando uma inevitável diluição da rigidez interdisciplinar. O campo de atuação da Química Orgânica Sintética, tradicionalmente reservado à preparação e estudos das propriedades de compostos orgânicos, à elucidação da estrutura de produtos naturais e ao estudo de mecanismos de reações, passa a se estender para o estudo da estrutura e função dos novos compostos, naturais e não-naturais, com o surgimento de duas grandes áreas que hoje dividem a atenção das pesquisas: a da Ciência dos Materiais e das Ciências Biomoleculares. Nesse seminário, aspectos relacionados a essas transformações serão examinados à luz da trajetória acadêmica do palestrante, em particular a busca pela integração entre a experiência na área de síntese de novas moléculas e estudos farmacológicos in vitro e in vivo, ao mesmo tempo que procurar-se-á chamar atenção para os desafios e oportunidades colocados pelo novo cenário científico mundial.”