Reatividade química no nível molecular ao nível macroscópico: experimento e teoria

Prof. Dr. JOSÉ MANUEL RIVEROS NIGRA
Instituto de Química – USP

28 de outubro de 2009, 16h, anfiteatro -18ª PALESTRA

Resumo: “O estudo de reações iônicas em fase gasosa a baixas pressões tem proporcionado uma nova visão sobre reatividade intrínseca de substancias químicas simples nos últimos 40 anos. Na ausência de efeitos de solvatação, as propriedades termodinâmicos e as superfícies de energia de reações químicas sofrem mudanças acentuadas. Exemplos típicos estudados em nossos laboratórios serão ilustrados para reações tais como deslocamentos nucleofílicos, hidrólise de ésteres e propriedades de acidez e basicidade do ponto de vista experimental acoplado com cálculos teóricos. Entretanto, a conexão entre esta reatividade e aquela observada em fases condensadas não é trivial devido às interações com o solvente e a formação de espécies agregadas em solução. Agregados moleculares em fase gasosa são consideradas como espécies representativas da transição que ocorre entre uma molécula isolada, típica da fase gasosa, e moléculas em alto estado de associação, características da fase líquida. Na segunda parte pretende-se apresentar uma visão geral sobre técnicas experimentais utilizadas para a obtenção destes agregados, a determinação de parâmetros termoquímicos, e a estrutura destas espécies. Alguns resultados importantes obtidos para estes agregados serão discutidos do ponto de vista experimental e de simulações teóricas.”