PROF. RIVEROS NO CICLO “QUÍMICA ÀS 16”

O Instituto de Química de São Carlos – IQSC/USP, convida todos os interessados para a palestra gratuita que integra o Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16”

“REATIVIDADE QUÍMICA DO NÍVEL MOLECULAR AO NÍVEL MACROSCÔPICO: EXPERIMENTO E TEORIA”

PROF. DR. JOSÉ M. RIVEROS
Instituto de Química, USP, São Paulo

28 de outubro de 2009 – quarta-feira
anfiteatro do IQSC-USP, Av. Trabalhador São-carlense, 400

Coordenação: Profs. Drs. Carlos Montanari e Hamilton Varela
Apoio: Instituto de Estudos Avançados de São Carlos – USP

Inscrições antecipadas: www.iqsc.usp.br
Informações – tel.: (16) 3373-8831 ou sandra@iqsc.usp.br
Forneceremos declaração aos participantes.

RESUMO: “O estudo de reações iônicas em fase gasosa a baixas pressões tem proporcionado uma nova visão sobre reatividade intrínseca de substancias químicas simples nos últimos 40 anos. Na ausência de efeitos de solvatação, as propriedades termodinâmicos e as superfícies de energia de reações químicas sofrem mudanças acentuadas. Exemplos típicos estudados em nossos laboratórios serão ilustrados para reações tais como deslocamentos nucleofílicos, hidrólise de ésteres e propriedades de acidez e basicidade do ponto de vista experimental acoplado com cálculos teóricos.

Entretanto, a conexão entre esta reatividade e aquela observada em fases condensadas não é trivial devido às interações com o solvente e a formação de espécies agregadas em solução. Agregados moleculares em fase gasosa são consideradas como espécies
representativas da transição que ocorre entre uma molécula isolada, típica da fase gasosa, e moléculas em alto estado de associação, características da fase líquida. Na segunda parte pretende-se apresentar uma visão geral sobre técnicas experimentais utilizadas para a obtenção destes agregados, a determinação de parâmetros termoquímicos, e a estrutura destas espécies.

Alguns resultados importantes obtidos para estes agregados serão discutidos do ponto de vista experimental e de simulações teóricas.”